CENTRO CULTURAL CAMINHO DO ARTESANATO

ESCONDIDINHA NOS FUNDOS DO MERCADO MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO EXISTE UMA CASA COLORIDA E CERCADA DE FLORES.

LÁ É O CENTRO CULTURAL CAMINHO DO ARTESANATO - A CASA DO PAPAI NOEL MINEIRO.

ARTESANATO DE QUALIDADE, CURSOS, OFICINAS, PALESTRAS E EVENTOS OFERECE ESSE ESPAÇO COM JEITO DE CASA MINEIRA E CERCADO DE PLANTAS.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONHECENDO O CAMINHO

EM 2011 O CAMINHO DO ARTESANATO ERA ASSIM!
HOJE TEM OUTRO FORMATO, MAS É SEMPRE BOM RECORDAR COMO TUDO COMEÇOU.

O Caminho do Artesanato é um roteiro turístico-cultural de experiência, no qual os artesãos abrem as portas de suas casas e convidam os turistas a visitarem os seus locais de trabalho, a conhecerem suas técnicas e a adquirirem seus produtos.


Tendo sido criado em 1996, o Caminho do Artesanato foi integrado ao roteiro da Estrada Real, em 2005, e , logo a seguir, veio a receber o reconhecimento do Ministério do Turismo com a aprovação de um projeto de revitalização, devido à sua importância para o turismo da cidade de São Lourenço.

O Caminho do Artesanato nasceu rural,caminhando por estradas de terra, entrando em sítios e casas de roça, bebendo água de mina e Alinhar ao centrorespirando o ar puro do campo.
No momento, o Caminho do Artesanato apresenta os seguintes pontos de visitação :

CAMINHO RURAL
O Caminho Rural tem encantos inimagináveis, locais simples e paisagens bucólicas.


- Luciana Cottini expõe seus trabalhos na Parada Ramon, uma nostálgica parada de trem construída no século passado, onde belíssimos tapetes e originais roupas artesanais convivem com artesanato de qualidade.


- Matias e Jerusa acolhem os visitantes com toda a hospitalidade mineira, em seu simples e cativante Sítio Jardim, onde os produtos do sítio são um exemplo de viver bem.
Queijos, mel, e verduras orgânicas podem ser encontrados no sítio e, se você der sorte, poderá provar o bolo de milho saído do forno, acompanhado de um cafezinho passado na hora.


- Marco Aurélio é um criativo artista plástico, que construiu a Capelinha Nhá Chica, ponto de partida da Peregrinação a Baependi. Seus quadros e esculturas surpreendem pela originalidade e beleza.

- Flora e Gilberto recepcionam os visitantes em seu chalé do bosque, cercado de plantas e pássaros. As flores são uma constante no artesanato da Flora e no seu jardim.
Para pequenos grupos de pessoas, e com reserva indispensável, pode-se saborear o Chá e Magia, chá colonial caseiro servido com requinte rural.
A Magia fica por conta da conversa informal sobre Numerologia, realizada no Quiosque do Jardim.

CAMINHO URBANO


Bem no centro de S. Lourenço está a loja do Caminho do Artesanato onde podem ser encontrados todos os produtos dos artesãos.



2 comentários: